“Todas as coisas não comunicadas, que não foram nunca confiadas a ninguém, deixam de existir, pois não há para elas lugar permanente na realidade” Vera S. Telles.
quinta-feira, 5 de março de 2009
Artigo: Práticas Educomunicativas: Estudo de Caso do Programa Globo Ecologia
Resumo
O presente artigo, vale-se em seu desenrolar pelos princípios e possibilidades que a educomunicação disponibiliza para reflexão. Nessa perspectiva, busca-se revelar através das práticas educomunicativas, algumas alternativas que possam contribuir para a formação de sujeitos críticos mediante o conteúdo e o uso de tecnologias midiáticas. Nesse contexto, configura-se também a necessidade de um novo profissional que esteja atento as mudanças advindas da presença das mídias na educação e, por conseguinte, da viabilidade de estar mediando a reflexão acerca da produção de materiais audiovisuais com fins educativos. Por meio de uma análise empírica sobre uma edição do programa Globo Ecologia, procurou-se perceber se o mesmo se enquadra nas representações da Educomunicação, especificamente nas questões educativas sócio-ambientais.
Palavras-chave: Televisão; Educomunicação; Práticas educomunicativas; Consciência sócio-ambiental.
Versão completa em: zcfranci@yahoo.com.br, j.educom@gmail.com.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário