quinta-feira, 21 de maio de 2009

Artigo: Perspectivas e desafios entre a dupla ruptura epistemológica e pesquisa participante

Resumo
O presente artigo trata da discussão sobre o pensamento pós-moderno e, por essa via, do impasse paradigmático que se encontra no campo da ciência. Partindo dessa reflexão, apresenta-se a articulação entre a proposta epistemológica de Boaventura de Souza Santos, denominada ‘Dupla ruptura epistemológica’, e a proposição metodológica da ‘Pesquisa participante’. A partir dessa abordagem, busca-se evidenciar que, em tempos de crise ambiental e de crescente desigualdade social, tanto a proposta de Boaventura de Souza Santos quanto a Pesquisa Participante são indissociáveis e que, juntas, poderão edificar um novo modelo de ciência efetivamente engajada e comprometida com os problemas atuais e os que possivelmente emergirão.
Palavras-chave: Pós-modernidade, Ciência; Dupla ruptura epistemológica; Pesquisa participante.

Abstract

This article deals with discussion about the post-modern thought, and in this way, the deadlock paradigm, which is in the field of science. According to that thought, is the relationship between the epistemological proposal of Boaventura de Souza Santos, called 'Double epistemological rupture', and the methodological proposition of 'participative research'. From this approach, we attempt to show that in times of environmental crisis and growing social inequality, both the proposal of Boaventura de Souza Santos and the Participative Research are inseparable and that, together, they can build a new model of science actually engaged and committed to the current problems and the ones which will possibly emerge.

Keywords: Postmodernity; Science; Dual epistemological rupture; Participative Research.


Versão completa com: j.educom@gmail.com

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