“Todas as coisas não comunicadas, que não foram nunca confiadas a ninguém, deixam de existir, pois não há para elas lugar permanente na realidade” Vera S. Telles.
domingo, 3 de abril de 2011
A cidadania comunicativa na escola: um estudo do projeto Alunos em Rede - Mídias Escolares
Resumo: Este artigo objetiva problematizar/compreender as formas de construção e exercício da cidadania comunicativa a partir das práticas comunicacionais, sobretudo a de rádio-escola. Trata-se de um estudo empírico sobre o projeto “Alunos em Rede - Mídias Escolares” - protagonizado por alunos(as) do ensino fundamental do município de Porto Alegre (RS). A partir da reflexão sobre a relação comunicação, cidadania e educação, o estudo identificou que a noção cidadania comunicativa é constituída na medida em que se concretizam e se ampliam as possibilidades de acesso, de apropriação e dos usos das tecnologias, de maneira especial a radiofônica; da mediação dos poderes municipal legislativo e executivo; das dinâmicas pedagógicas subsidiadas pela colaboração solidária entre professores e alunos(as) e dos espaços de produção e de veiculação dos conteúdos produzidos.
PALAVRAS-CHAVE: Cidadania; Comunicação; Educação;
Artigo submetido ao Intercom regional Sul
Autores: Joel F. Guindani, Franciele Zarpelon e Valdir J. Morigi
Versão completa com: j.educom@gmail.com
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