A pesquisa e a prática em Ciências da Comunicação e Informação

“Todas as coisas não comunicadas, que não foram nunca confiadas a ninguém, deixam de existir, pois não há para elas lugar permanente na realidade” Vera S. Telles.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Postado por Joel Felipe Guindani às 14:57:00

Um comentário:

Lalaias disse...

Perfeito! haha

02/10/2011, 05:43

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Este Blog é...

"...um espaço imaginário onde percursos múltiplos são propostos ao leitor; uma paisagem, de alguma forma, na qual o leitor pode escolher seu caminho com mais ou menos liberdade, onde há zonas nas quais ele corre o risco de se perder ou, ao contrário, que são perfeitamente sinalizadas.Esta paisagem é mais ou menos plana, mais ou menos acidentada. Ao longo de todo o seu percurso, o leitor reencontra personagens diferentes, que lhe propõem atividades diversas e com os quais ele sente mais ou menos desejo de estabelecer uma relação, conforme a imagem que eles lhe dão, a maneira como o tratam, a distância ou a intimidade que lhe propõem" (Eliseo Verón, 2004).

Boa leitura, bom passeio!!!













"Um bosque é um jardim de caminhos que se bifurcam. Mesmo quando não existem num bosque trilhas bem definidas, todos podem traçar sua própria trilha, decidindo ir para a esquerda ou para a direita de determinada árvore e, a cada árvore que encontrar, apotando por esta ou aquela direção" (Umberto Eco, 2001). ...





Sugestões e comentários:








Trova do Vento que Passa

"Mesmo na noite mais triste

em tempo de servidão

há sempre alguém que resiste

há sempre alguém que diz não."

(Manuel Alegre)


O produtivismo acadêmico, como ideologia produzido pela burocracia da CAPES e do CNPq, com base nas precárias condições objetivas dos programas, é naturalizado e reproduzido em todos os espaços institucionais onde atua o professor pesquisador. (SGUISSARDI & SILVA FILHO, 2009, p. 224)

"Se as coisas são inatingíveis... ora! Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos, se não fora a presença distante das estrelas" Mário Quintana

Discursos sobre a origem das desigualdades, Rousseau

“O primeiro que cercou um terreno, advertindo: ‘Este é meu’, e encontrando gente muito simples que acreditou, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Que crimes, guerras, assassinatos, misérias e horrores teria poupado ao gênero humano aquele que (...) tivesse gritado a seus semelhantes: ‘Não escutem este impostor; vocês estarão perdidos se esquecerem que os frutos são de todos, que a terra não é de ninguém’. (...) Desde o instante em que um homem teve necessidade da ajuda de um outro, desde que ele percebeu ser conveniente para um só ter provisões para dois, a igualdade desapareceu, a propriedade se introduziu, o trabalho tornou-se necessário e as vastas florestas se transformaram em campos risonhos que passaram a ser regados com o suor dos homens e nos quais vimos então a miséria e a escravidão germinarem e crescerem com a colheita.”



A utopia....

“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar" (Eduardo Galeano).

Intervir

"Inventámos uma espécie de pele grossa que nos defende dessa agressão da realidade, que nos levaria a assumi-la, a percebermos o que se está a passar e a fazer o que finalmente se espera de um cidadão, que é a intervenção" (Saramago).


Cora Carolina...

Desistir? Eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério.
É que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas,
mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros,
mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça...


Uma sociedade contraditória: e a pesquisa em comunicação?

É (o dominador) incapaz de dominar porque é incapaz de assegurar a existência de seu escravo em sua escravidão, porque é obrigado a deixá-lo cair numa situação em que deve alimentá-lo ao invés de ser por ele alimentado (MARX e ENGELS, Manifesto do Partido Comunista)

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Movimento Sem Terra
  • COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
  • Rede de comunicadores pela Reforma Agrária
  • Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação
  • Grupo de pesquisa Processocom
  • Observatório da Imprensa
  • Jornal Brasil de Fato
  • Blog do Marco Weissherimer
Só depois que a tecnologia inventou o telefone, o telégrafo, a televisão, todos os meios de comunicação a longa distância, foi que se descobriu que o problema de comunicação mais sério era o de perto. (Millôr Fernandes)
“Enquanto isso, enormes camadas são arrancadas da terra, jogadas nos subúrbios, fadadas à condição proletária” (Edgar Morin - O Método).





"Os intelectuais têm um papel importante. Mas devem cumprir com duas condições: não se fecharem em uma torre de marfim e inventar a maneira de divulgar suas verdades. A verdade, dizia Spinoza, não tem força por si só. Os intelectuais devem ser parte do movimento junto com os sindicatos e todas as associações que se esforçam pela crítica. O intelectual isolado, pode-se dizer, é o fim (Pierre Bourdieu, entrevista em 29 jun. 2000).

Fique em paz... Na paz inquieta...

..."Na Paz dos que caminham sempre, nus de toda vantagem, vestidos pelo vento da esperança...aquela paz inquieta que não nos deixa em Paz..." (Casaldáliga)

Direito à Comunicação

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, no Artigo 19º, assegura que “todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e idéias por quaisquer meios de expressão”.



A Convenção Americana de Direitos Humanos, de 1969, estabelece que “toda pessoa tem o direito à liberdade de pensamento e de expressão. Este direito inclui a liberdade de procurar, receber e difundir informações e idéias de qualquer natureza, sem considerações de fronteiras, verbalmente ou por escrito, ou em forma impressa ou artística, ou por qualquer meio de sua escolha”.



A Constituição Brasileira de 1988 (Cap.I, Artigo 5º, inciso IX), expressa que “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.

Resistir e Comunicar para Revolucionar

Resistir e Comunicar para Revolucionar

Hermano dame tu mano

Hermano dame tu mano,
vamos juntos a buscar una casa pequeñita
que se llam libertad.
Esta es la hora primera,
este es el justo lugar
abre la puerta que afuera
la tierra no aguanta más.

Mira adelante hermano
es tu tierra la que espera
sin distancias, ni fronteras
que pongas alta la mano.
Sin distancias, ni fronteras,
esta tierra es la que espera
que el clamor americano
le baje pronto la mano
al señor de las cadenas. (...)
(Jorge Sosa - Damián Sánchez)

Participar.....Reconstruir... Transformar e democratizar a Comunicação !!!

Participar.....Reconstruir... Transformar e democratizar a Comunicação !!!

...Privatizaram sua vida, seu trabalho, sua hora de amar e seu direito de pensar
É da empresa privada o seu passo em frente,
Seu pão e seu salário.

E agora não contente querem privatizar o conhecimento, a sabedoria, o pensamento, que só à humanidade pertence.... (Brecht)
Mas adiante avista-se uma luz...
...São as tecnologias... Reordenando espaços...Minimizando distâncias...Modificando o nosso tempo... Possibilitando novas formas de transformar o que estava distante!!!

Hino do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Vem teçamos a nossa liberdade
braços fortes que rasgam o chão
sob a sombra de nossa valentia
desfraldemos a nossa rebeldia
e plantemos nesta terra como irmãos!

Refrão:Vem, lutemos punho erguido
Nossa Força nos leva a edificar
Nossa Pátria livre e forte
Construída pelo poder popular

Braços Erguidos ditemos nossa história
sufocando com força os opressores
hasteemos a bandeira colorida
despertemos esta pátria adormecida
o amanhã pertence a nós trabalhadores !

Nossa Força regatada pela chama
da esperança no triunfo que virá
forjaremos desta luta com certeza
pátria livre operária camponesa
nossa estrela enfim triunfará!


"Balançar num balanço é uma forma de rezar, de estar em comunhão com Deus"

"Balançar num balanço é uma forma de rezar, de estar em comunhão com Deus"
o Diabo nos faz graves, solenes, pesados; faz-nos afundar. Deus, ao contrário, dá leveza e nos faz flutuar... Nietzsche!!!

CANÇÃO DA FOICE E DO FEIXE



Me chamarão subversivo. E lhes direi: eu o sou!
Por meu povo em luta, vivo.
Com meu Povo em marcha vou.
Tenho fé de guerrilheiroe amor de revolução.
E entre Evangelho e canção sofro e digo o que quero.
Se escandalizo primeiro,queimei o próprio coração ao fogo desta Paixão,cruz de seu mesmo Madeiro.
Incito à subversãocontra o Poder e o Dinheiro.
Quero subverter a Lei que perverte ao Povo em greie ao Governo em carniceiro.(Meu Pastor se faz Cordeiro Servidor se fez meu Rei.)
Creio na Internacional das frontes alevantadas da voz de igual a iguale das mãos enlaçadas...
E chamo a Ordem de mal e ao Progresso de mentira.
Tenho menos paz que ira.
Tenho mais amor que paz....
Creio na foice e no feixe destas espigas caídas:Creio nesta foice que avança uma Morte em tantas vidas!- sob este sol sem disfarce e na comum Esperança -tão encurvada e tenaz!

Pedro Casaldáliga

Um mestre da vida!!!

Um mestre da vida!!!
A vida ensina que a felicidade jorra da intimidade. Não há outra fonte.
Pode haver prazer na apropriação, alegria no encontro, júbilo numa boa surpresa.
Porém, felicidade, como profundo deleite do espírito, só na intimidade amorosa, na oração sem imagens e palavras, na contemplação do belo, no acolhimento do ser querido, na entrega ao mistério, na eternização subjetiva de um momento, na poesia de um toque, um gesto, uma palavra que traz em si plenitude.
Ausência de desejos; tão só deixar-se sorver pelo esplendor de uma paz que ora vem como brisa suave, ora sopra como vento forte e assustador.
(Frei Betto)

Palavras de Paulo Freire sobre as “Marchas do MST”.

“...Eu estou absolutamente feliz por estar vivo ainda e ter acompanhado essa marcha, que como outras marchas históricas revelam o ímpeto da vontade amorosa de mudar o mundo, essa marcha dos chamados Sem Terra.

Eu morreria feliz se eu visse o Brasil cheio, em seu tempo histórico, de marchas...

De marcha dos que não tem escola...
De marcha dos reprovados...
De marcha dos que querem amar e não podem...
Marcha dos que se recusam a uma obediência servil...
Marcha dos que se rebelam...
Marcha dos que querem ‘ser’ e estão proibidos de ‘ser’...”
O vento é o mesmo, mas a resposta é diferente em cada folha; somente a árvore seca fica imóvel entre pássaros e borboletas.
Cecília Meireles

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