“Todas as coisas não comunicadas, que não foram nunca confiadas a ninguém, deixam de existir, pois não há para elas lugar permanente na realidade” Vera S. Telles.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Projeto de pesquisa: A cidadania comunicativa nos processos comunicacional e midiático do Movimento Sem Terra
Esta proposta de pesquisa estrutura-se no campo teórico da cidadania comunicativa (MATA, 2006) tendo os processos comunicacional e midiático do MST como universo empírico de investigação.
A utilização do conceito processos comunicacional e midiático neste projeto de pesquisa conjuga-se à perspectiva da comunicação enquanto processo, justamente para identificarmos neste universo o conceito de cidadania comunicativa enquanto estratégia, negociação, construção e devir (DAGNINO, 1994; MATA, 2006).
Investigar os processos comunicacional e midiático do MST implica compreendê-los não apenas como expressão da midiatização tecnológica, mas principalmente como modos de expressão da criatividade humana. Quer dizer, a criação, gestão e funcionamento das experiências comunicacionais e midiáticas deste movimento social são expressões da criatividade de sujeitos que almejam, em alguma proporção, à construção da cidadania, e não apenas resquícios da cultura midiatizada, dinamizada a partir de dispositivos tecnológicos como defende alguns autores .
Após conclusão da dissertação de mestrado, que esteve focada estritamente na área dos processos midiáticos, o presente projeto propõe avanços. Percebemos que contemplar apenas a comunicação midiatizada é compreender parte das ações comunicacionais protagonizadas por este movimento social.
Versão completa em: j.educom@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário