“Todas as coisas não comunicadas, que não foram nunca confiadas a ninguém, deixam de existir, pois não há para elas lugar permanente na realidade” Vera S. Telles.
terça-feira, 28 de junho de 2011
A comunicação radiofônica do Movimento Sem Terra: história, panorama e desafios
RESUMO: Este artigo realiza uma discussão teórico-histórica sobre a comunicação radiofônica protagonizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Destacam-se elementos que ajudam a compreender as especificidades da comunicação radiofônica e de como elas possibilitam ao MST formas de diálogo com sua base assentada e com a sociedade. Inicialmente, reconstroem-se os elementos históricos que constituem esse fenômeno comunicacional, os quais, em seguida, articulam-se ao debate teórico de questões centrais, como: as lógicas dos usos e apropriações dessa tecnologia pelo Movimento Sem Terra e das consequentes estratégias estruturadas no debate com suas orientações político-documentais. Adiante – ancorado em aspectos históricos e contemporâneos –, apresenta-se um breve panorama da comunicação radiofônica desenvolvida pelo Movimento Sem Terra, com ênfase nas rádios Terra Livre FM, de Santa Catarina, e 25 de Maio FM, do Ceará. A partir de entrevistas com lideranças e assentados e de observação participante com os comunicadores das duas emissoras, identifica-se, enfim, que a comunicação radiofônica apresenta-se como instrumento e ator para a luta do MST. Como instrumento ou porta-voz, é apropriada como um meio a serviço da ideologia. Mas, enquanto ator, impõe algumas lógicas aos que dela se apropriam, instaurando, assim, desafios ao MST, tornando necessário o investimento em processos de ensino-aprendizagem, uma organização comunitária facilitadora da participação de sua base assentada e estratégias que assegurem ou consolidem a sua prática radiofônica como um espaço de luta contra-hegemônica.
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação; Rádio; Movimentos Sociais; Movimento Sem Terra.
Co-autoria de Camila Bonassa
Artigo apresentado na CONFIBERCOM - Confederación Iberoamericana de Asociaciones Científicas y Académicas de la Comunicación
Versão completa com: j.educom@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Caro companheiro! pra mim é de muita alegria lembrar dessa Radio e saber que pude fazer parte desse coletivo que construiu esse importante instrumento! e agradeço por ter pessoas como voce que se interresam e divulgam. Sabemos que o caminho que queremos trilhar não é facil, mas com vontade, atitude e esperança um dia alcançaremos a vitoria!
E juntos conseguiremos!
Abraços
Jorge Luis Kosinski
MST-SC
Postar um comentário