domingo, 30 de setembro de 2007

Os Políticos “Calheiros” de nossa região!!!


Caro amigo, Cara amiga... Depois da novela Mega-Sena, o que mais tem ocupado a agenda das discussões de nosso povão?
Bem sabemos que um ótimo lugar para se saber são os salões de beleza e os bares da cidade..... As padarias também são úteis neste sentido. Nestes dias, tomando um café em uma padaria da região, um grupo de pessoas, alguns engravatados e outros menos, definiam a pauta da semana: O caso Renan Calheiros! Muitas eram as opiniões, as quais eu ouvia e, sem saída, engolia seco junto com um café meio amargo.
Pois bem; tomemos o caso Renan Calheiros como substrato para problematizarmos uma discussão mais próxima de nossa realidade.
O bendito caso Renan me fez refletir sobre o desrespeito, a incoerência e o sentimento de impunidade que se alastram pela sociedade brasileira como um todo; sintomas percebíveis também aqui em nossa região.
Bem sabemos que as barbaridades políticas também encontram uma sombra e água fresca por aqui. Não precisamos quebrar a cabeça ou nos apropriarmos de teorias lunáticas para ter certeza de que muitos “Calheiros” co-habitam nossas redondezas. Diríamos que muitos destes políticos são as verdadeiras “calheiras”, que diminuem a nossa força ao se intitularem os reais e legítimos representantes de nossa voz, utilizando-se deste poder em benefício do próprio umbigo. Por este e por outros “motivo$”, que a grande maioria deles não quer desmamar tão cedo... Basta percebermos as barbaridades que acontecem durante o período eleitoral. Cria-se uma verdadeira arena de discursos, agressões, vales-gasolina e cestas básicas aos caminhões...
Caro (a) leitor (a), os mecanismos responsáveis pela absolvição do Renan lá no senado são os mesmos utilizados para encobertar as insanidades políticas daqui. Eis a força do “Corporativismo Mercantil-Político”, que na história de nossa região já apaziguou as juras de morte, fazendo subir no mesmo palanque o azeite e o vinagre, aqueles inimigos mortais em eleições passadas. Eis por aqui, alguns vestígios que sustentam o discurso Pós-Moderno da sociedade em liquidez, incerta, imprevisível e misteriosa.
Onde está o discurso inflamado das lideranças nacionais do PT? Esvaziou-se para não perder o poder? Com isso, o DEM, representantes dos velhos coronéis e o PSDB tentam aderir a um discurso de oposição e de esquerda, vestindo-se em pele de cordeiro, tentando apagar de nossas memórias os 20 anos em que estiveram à frente da construção de toda essa estrutura corrupta a qual chegamos.
Enfim.... É pobre demais assistir a Globo para se ver apenas a um único “Calheiros”, por aqui existem muitos e ao vivo ainda... Basta abrimos os olhos e desconfiarmos dos que já estão há muito tempo, amarelando no poder, com o mesmo “tapinha nas costas”... Estes sim são os responsáveis pelas angústias e injustiças de nossa terra.