quinta-feira, 5 de março de 2009

Artigo: Práticas Educomunicativas: Estudo de Caso do Programa Globo Ecologia


Resumo

O presente artigo, vale-se em seu desenrolar pelos princípios e possibilidades que a educomunicação disponibiliza para reflexão. Nessa perspectiva, busca-se revelar através das práticas educomunicativas, algumas alternativas que possam contribuir para a formação de sujeitos críticos mediante o conteúdo e o uso de tecnologias midiáticas. Nesse contexto, configura-se também a necessidade de um novo profissional que esteja atento as mudanças advindas da presença das mídias na educação e, por conseguinte, da viabilidade de estar mediando a reflexão acerca da produção de materiais audiovisuais com fins educativos. Por meio de uma análise empírica sobre uma edição do programa Globo Ecologia, procurou-se perceber se o mesmo se enquadra nas representações da Educomunicação, especificamente nas questões educativas sócio-ambientais.

Palavras-chave: Televisão; Educomunicação; Práticas educomunicativas; Consciência sócio-ambiental.

Versão completa em: zcfranci@yahoo.com.br, j.educom@gmail.com.

Capítulo de livro: O Protagonismo Juvenil nas ondas do Rádio


Pensar sobre o Rádio, indo além da mera instrumentalidade tecnológica e, discutir sobre juventude como não sendo somente uma etapa problemática da vida a ser superada é, certamente, o desafio da reflexão que segue.
O Rádio, com sua aura de simplicidade, efetiva-se como ambiente propício a realização de subjetividades como sonhos e inquietações, características estas, sempre latentes no coração de qualquer jovem. Desses dois universos - Rádio e Juventude, uma compatibilidade parece emergir, aproximando e reforçando laços entre ambos.
Ao ser tocado pelas mãos da juventude, o Rádio ganha novo status, tornando-se artífice para transformar o que até então parecia distante, escondido e calado.
Para enriquecer essa discussão, relato, ao final desse artigo, a experiência de um grupo de Jovens que, a mais de dez anos, vem fazendo de uma Rádio Comunitária um espaço de cidadania e de protagonismo.
Versão completa em:

GUINDANI, Joel F. ASQUIDAMINI, Fabiane. Contratempos? Juventude, Segurança e Paz. São Leopoldo:Ed.CEBI, 2009.