sábado, 30 de maio de 2009

Artigo: Problematizando a pedofilia em contexto de midiatização e educação globalizada


Resumo
O artigo pretende problematizar o conceito de pedofilia especialmente neste momento em que o fenômeno da midiatização tem provocado crescentes impactos nas vivências cotidianas das pessoas. Esses impactos têm reflexos também no processo educativo, uma vez que os relatos sobre a temática estão disponíveis e podem ser acessadas nos próprios lares, na rua, na escola, e, em tantos outros espaços sociais. Mesmo sendo uma discussão inicial e aproximativa, a reflexão está construída a partir de três dimensões: a) complexidade do conceito de pedofilia, compreendendo como um fenômeno social que afeta as diferentes áreas do conhecimento, muito embora os campos da medicina, psiquiatria, psicologia e direito, normalmente são autorizados a nominar o perfil da pessoa que a pratica; b) os impactos na realidade social dos sujeitos e, qual o papel da mídia e da escola nesse cenário?; c) veiculação dos casos de pedofilia na mídia, para isso analisaremos uma reportagem sobre o tema exibido no programa Domingo Espetacular. O programa tem duração de 9’13’’ e está disponível no youtube. Fundamentamos a teoria a partir da hipótese de agendamento que o processo de midiatização realiza junto ao receptor. Conclui-se que é possível estabelecer tarefas de atuação conscientizadora/educativa por parte da mídia e da escola, muito embora os desafios são muitos. O maior deles é não tornar a pedofilia um espetáculo permanente e sem reflexão apurada e com conseqüência no coletivo social.

Palavras-chave: Pedofilia. Mídia. Educação.

Autores: Jackson Ronie Sá da Silva
Cristóvão Domingos de Almeida e Eu.

Texto: Provocações!!!


...A primeira provocação ele agüentou calado. Na verdade, gritou e esperneou. Mas todos os bebês fazem assim, mesmo os que nascem em maternidade, ajudados por especialistas e não como ele, numa toca, aparado só pelo chão...
...A segunda provocação foi à alimentação que lhe deram, depois do leite da mãe, uma porcaria. Não reclamou porque não era disso.
...Outra provocação foi perder a metade dos seus irmãos, por doença e falta de atendimento. Não gostou nada daquilo. Mas ficou firme. “Era de boa paz”. Foram lhe provocando por toda a vida.
...Não pode ir à escola porque tinha que ajudar na roça. Tudo bem, gostava da roça. Mas aí lhe tiraram a roça.
...Na cidade, para aonde teve que ir com a família, era provocação de tudo que era lado. Resistiu a todas. Morar em barraco, depois perder o barraco, que estava onde não podia estar. Ir para um barraco pior. Ficou firme.
...Queria um emprego, só conseguiu um subemprego. Queria casar, conseguiu uma submulher. Tiveram subfilhos. Subnutridos. Para conseguir ajuda, só entrando em fila. E a ajuda não ajudava. Estavam lhe provocando...
Gostava da roça...Queria voltar pra roça. Ouvira falar de uma tal de reforma agrária. Parece que a idéia era lhe dar uma terrinha. Se não era outra provocação, era uma boa.
Terra era o que não faltava. Passou anos ouvindo falar em reforma agrária. Em voltar a terra. Em ter a terra que nunca tivera. Amanhã. No próximo ano. No próximo governo. Concluiu que era provocação. Mais uma.
...Finalmente ouviu dizer que desta vez a reforma agrária vinha mesmo. Para valer.
Garantida. Animou-se. Mobilizou-se. Pegou a enxada e foi brigar pelo que pudesse conseguir. Estava disposto a aceitar qualquer coisa. Só não estava mais disposto a aceitar provocação.
... Então protestou. Na décima milésima provocação, reagiu. E ouviu espantado, as pessoas dizerem, horrorizadas com ele: “ - Violência, não!”.

(Fonte: Luiz Fernando Veríssimo)

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Artigo: Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas


Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar alguns apontamentos teóricos e metodológicos sobre a pesquisa documental. Ao fazermos essa exposição pública, por meio de ensaio bibliográfico, queremos provocar o debate sobre a utilização desse procedimento no cotidiano das pesquisas de estudantes, professores e pesquisadores. Primeiramente, conceituamos a pesquisa documental, apresentando as similaridades e diferenças entre esta e a pesquisa bibliográfica, para, em seguida, discutirmos o conceito de documento. Na seqüência, abordamos os critérios metodológicos de pré-análise do documento escrito e, por fim, apresentamos as etapas da análise documental.

Palavras-chave: Pesquisa documental; Metodologia; Documentos escritos.

Documentary research: theoretical and methodological clues

Abstract

This paper presents some theoretical and methodological notes on the documentary research. By making this public exposure, through bibliographic essay, we want to lead the debate on the use of this procedure in daily researches of students, teachers and researchers. First, we define the documentary research, showing the similarities and differences between this research and the literature research, and then we discuss the concept of document. Next, we accost the methodological criteria for pre-analysis of the written document, and, finally, we present the steps of the documentary analysis.
Keywords: Documentary research, Methodology, Written documents.

Autores:
Jackson Ronie Sá-Silva
Cristóvão Domingos de Almeida
Joel Felipe Guindani

Versão completa em: j.educom@gmail.com