quarta-feira, 6 de abril de 2011

I Fórum da Igualdade


A CUT-RS e a Coordenação dos Movimentos Sociais do Rio Grande do Sul realizarão o “I Fórum da Igualdade: uma outra comunicação é necessária” nos dias 11 e 12 de abril de 2011, no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa/RS. Nesta primeira edição, o Fórum da Igualdade debaterá a democratização dos meios de comunicação e o marco regulatório. O evento tem como objetivo ser um contraponto ao Fórum da Liberdade.

A democratização da comunicação, a liberdade de expressão e o fim do monopólio dos meios de comunicação no Brasil serão temas a serem debatidos pelos painelistas. Além disso, serão discutidos temas como o marco regulatório para o setor de comunicação no país e a implantação dos Conselhos Estaduais de Comunicação.

Para a CUT-RS é urgente a atualização da legislação para assegurar a liberdade de expressão e a democratização do direito à comunicação. Segundo o presidente da CUT, Celso Woyciechowski, “Estamos muito atrasados nos aspectos da comunicação no Brasil. Temos uma legislação que data de 1962. Desde então, ocorreram profundas transformações no campo das comunicações no Brasil e no mundo e não podemos mais permanecer assim”.

A partir de uma nova legislação, construiremos um projeto de lei que tramite pelo Congresso Nacional, seguindo todas as instâncias legítimas e democráticas que a sociedade brasileira acata e respeita. Regulação representa desenvolvimento, informação, igualdade a diversidade regional e respeito às minorias. Para tanto, a Central Única dos Trabalhadores está convidando painelistas e debatedores de renome nacional e internacional para contribuir com o debate proposto nesta primeira edição.

Confira a programação:

http://www.forumdaigualdade.org.br/

domingo, 3 de abril de 2011

A cidadania comunicativa na escola: um estudo do projeto Alunos em Rede - Mídias Escolares


Resumo: Este artigo objetiva problematizar/compreender as formas de construção e exercício da cidadania comunicativa a partir das práticas comunicacionais, sobretudo a de rádio-escola. Trata-se de um estudo empírico sobre o projeto “Alunos em Rede - Mídias Escolares” - protagonizado por alunos(as) do ensino fundamental do município de Porto Alegre (RS). A partir da reflexão sobre a relação comunicação, cidadania e educação, o estudo identificou que a noção cidadania comunicativa é constituída na medida em que se concretizam e se ampliam as possibilidades de acesso, de apropriação e dos usos das tecnologias, de maneira especial a radiofônica; da mediação dos poderes municipal legislativo e executivo; das dinâmicas pedagógicas subsidiadas pela colaboração solidária entre professores e alunos(as) e dos espaços de produção e de veiculação dos conteúdos produzidos.
PALAVRAS-CHAVE: Cidadania; Comunicação; Educação;
Artigo submetido ao Intercom regional Sul

Autores: Joel F. Guindani, Franciele Zarpelon e Valdir J. Morigi
Versão completa com: j.educom@gmail.com