quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A história da Comunicação popular e alternativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra


Resumo: O artigo resgata o trajeto histórico da comunicação popular e alternativa desenvolvida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ao longo dos seus 27 anos. Propõe formas de abordagem sobre o fenômeno, identificando suas possibilidades mediante as novas ofensivas da comunicação hegemônica. Primeiro, realiza-se uma delimitação teórica sobre a noção de comunicação popular e alternativa, relacionando-a como ação contra-hegemônica. Num segundo momento, articula-se tal conceituação com a experiência comunicacional protagonizada pelo Setor de Comunicação do MST, que é plural e não se limita apenas a algumas mídias - como rádios, jornais, revista, audiovisual, editora, portal na internet, Twiter -, mas, também, com outras experiências, como: simbólico-icônica, gritos de ordem, celebrações culturais, marchas, festivais de música e poesia, assessoria de imprensa, cursos formativos e documentos sobre comunicação. O estudo foi realizado nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2011 e contou com análise documental, pesquisa participante, entrevistas com lideranças, agricultores assentados e militantes.

Palavras-chave: História; Comunicação popular e alternativa; Movimento Sem Terra; Hegemonia.

Co-autoria de Solange Engelmann

Versão completa em: j.educom@gmail.com