segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Aspirantes a jornalistas da Agência da Boa Notícia Guajuviras começam capacitação



Cerca de 40 alunos estavam sentados a espera das informações sobre a Agência da Boa Notícia Guajuviras quando após ouvirem as palavras das Coordenadoras do projeto Andréa Freitas e Christa Berger tiveram uma surpresa. Com um violão nas mãos e uma didática surpreendente, o professor de rádio do curso de Comunicação Social da Unisinos Joel Guindani, deixou o primeiro contato com os jovens do projeto mais divertido. A música “É preciso saber viver” de Roberto Carlos e recentemente gravada pela banda de Rock Titãs, foi tocada e cantada por Joel. Arrancou palmas ritmadas e sorrisos inibidos de quem acabava de se conhecer. Na dinâmica de integração foi proposto ainda uma apresentação. A cada cinco jovens a citar o nome com um gesto característico da personalidade, o refrão “Seja bem vindo olêlê, seja bem vindo olalá, Paz e bem para você que veio aqui para comunicar” encerrava de forma bem humorada a rodada.
O bate-papo nesta segunda-feira, 30, na sede da subprefeitura nordeste foi além das brincadeiras, foi de perspectiva de mudanças. Transformações não só para a vida de cada integrante que estará participando de um momento de mudanças no bairro, mas também porque vão ajudar a desconstruir o estigma de violência do bairro. Até o dia 14 de dezembro 80 jovens entre 16 e 24 anos serão capacitados nas áreas de produção de conteúdos em Videodocumentário, Internet, WebTV, RádioWeb, Fotografia, Comunicação Cidadã e Práticas e produção jornalística, para atuar como repórteres cidadãos. As oficinas serão ministradas por professores da graduação e da pós-graduação da Unisinos, parceira da prefeitura de Canoas no projeto. Os alunos farão duas oficinas obrigatórias, práticas de comunicação cidadã e práticas de produção jornalísticas, e mais duas conforme a aptidão. “Teremos uma plataforma na web onde o trabalho dos jovens serão postados” explica a coordenadora do projeto pela secretaria de Segurança e Cidadania Andréa Freitas. A coordenadora pedagógica e professora da Unisinos Christa Berger ressaltou que o desafio não será só o de ensinar as técnicas da comunicação, “será também de contar boas histórias. O bom jornalista conta histórias e certamente vocês devem ter muitas histórias para contar, queremos ouvir os sonhos de vocês” instigou. A capacitação terá duração de três meses. A formatura das duas primeiras turmas está prevista para o dia 15 de dezembro, onde os alunos receberão certificados da Unisinos como técnicos.


O Comunicação Cidadã é um dos 12 projetos do Programa de Segurança Pública com Cidadania do Ministério da Justiça que está sendo implantado no bairro Guajuviras/ Território da Paz. Tem como objetivo promover ações de prevenção à violência por meio de oficinas de Comunicação Cidadã e despertar para o direito a informação. Isso será feito através da confecção de boas notícias do bairro. A Agência da boa notícia Guajuviras funcionará em um espaço localizado na avenida Boqueirão, próximo a rótula do Guajuviras e contará com estúdios profissionais de RádioWev, TVWeb e salas de oficinas equipadas com computadores, microfones, câmeras fotográficas e filmadoras.


Taís Dal Ri