quarta-feira, 28 de julho de 2010

As Políticas radiofônicas do MST no cotidiano da Rádio Terra Livre FM


Resumo: Busca refletir sobre a relação entre demandas do cotidiano dos ouvintes e o funcionamento da Rádio Terra Livre FM na sua relação com as Políticas radiofônicas do Movimento Sem Terra (MST). A Rádio Terra Livre FM, desenvolvida por agricultores assentados, ao mesmo tempo em que pretende fidelidade às políticas radiofônicas, depara-se com as demandas do cotidiano, que para alguns locutores reorietam sua condução política/politizante. Problematiza-se a especificidade da tecnologia radiofônica e as teses de Michel Maffesoli: da primazia do cotidiano sobre a instituição e do presente plural sobre o projeto político e linear.

Palavras-chave: Cotidiano; Rádio Comunitária; Movimento Sem Terra.

Versão completa em:

http://www.intercom.org.br/sis/2010/resumos/R5-2266-1.pdf

terça-feira, 27 de julho de 2010

Eleições da FENAJ




Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) está em clima de campanha eleitoral. Uma nova direção deverá ser escolhida pelos jornalistas para tocar esta que é a instituição máxima da categoria no Brasil. Duas chapas se apresentaram com propostas para o próximo biênio. Uma delas, a da situação (Chapa1), causa surpresa ao expressar no seu nome uma idéia de mudança. Virar o jogo, diz o grupo que está na direção há anos, sempre executando a mesma política

Já a Chapa 2, Luta, Fenaj! é um movimento que reúne jornalistas em todo o país na defesa dos direitos da categoria e por mudanças na política conduzida pela atual direção da Fenaj, a Federação Nacional dos Jornalistas. Em 2010, o Luta, Fenaj! montou uma chapa para disputar as eleições da direitoria da entidade, que acontecem de 27 a 29 de julho em todos os sindicatos filiados à federação.

Visite www.lutafenaj.com.br