quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A contribuição da Educomunicação na construção do sujeito autônomo


Objetivo

Identificar, através de uma revisão bibliográfica, as possibilidades de contribuição da Educomunicação na construção do sujeito autônomo, bem como provocar novos olhares e reflexões acerca dos distanciamentos e aproximações entre os campos da Educação e da Comunicação.

Metodologia

A proposta foi realizar uma aproximação entre autores como Paulo Freire, Eugênio Bucci, Ângela Schaun, Ismar de Oliveira Soares, proporcionando um diálogo entre os mesmos, tendo como horizonte os parâmetros sugeridos pelo objetivo anteriormente delimitado. Para melhor situar essa discussão, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica envolvendo os conceitos e práticas da Educomunicação realizada pela Professora Elza Dias Pacheco, a qual nos possibilitou uma aproximação mais empírica com esse novo campo de intervenção social denominado Educomunicação.

Resultados

Verificou-se que Paulo Freire já prenunciava a necessidade de se repensar as práticas pedagógicas tendo como problemática a realidade social cada vez mais afetada pelas tecnologias da comunicação e informação.
Fica evidente que o “educar para a autonomia” é uma arte que requer alguns procedimentos pedagógicos específicos. De acordo com Freire, cabe a esta “pedagogia da autonomia” conduzir o educando através de práticas reflexivas as quais contemplem o sujeito e a complexidade de sua realidade. Como percebemos, trata-se também agora de uma realidade construída e mediada pelos processos midiáticos.
Reforça-se a impossibilidade de se continuar concebendo distanciamentos reflexivos e práticos entre os campos da Educação e da Comunicação. Como sugestão para continuidades e aprofundamentos, apresenta-se o campo da Educomunicação, sendo este também um espaço de potencialidades e de novas construções.


Palavras-chave: Sujeito autônomo, Educação, Comunicação, Cultura Midiática, Educomunicação.

VERSÃO COMPLETA EM: j.educom@gmail.com