terça-feira, 15 de abril de 2008

MAIS DA METADE DOS JOVENS DO PAÍS NÃO ESTUDA


Mais da metade (53,1%) dos jovens brasileiros não estuda em qualquer modalidade de ensino, segundo dados do Índice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ) 2007, relatório que investiga a situação econômica e social da juventude brasileira.
O índice só é menor que 50% em seis Estados: Amapá (44,4%), Amazonas (49,3%), Piauí (46,9%), Sergipe (48,9%), Rio de Janeiro (45,7%) e Distrito Federal (45,9%). Além disso, ao analisar o percentual de quem estuda, verificou-se que mais de 50% não estão nas séries correspondentes às idades.



Nem estudo, nem trabalho
O relatório mostrou também que 51% dos jovens brasileiros exercem algum tipo de atividade remunerada. Destaca-se a região Sul, com 57,5% dos jovens trabalhando, especialmente Santa Catarina, onde 61,9% dos jovens estão inseridos no mercado.



Analfabetismo
Os dados mostraram também uma queda na taxa de analfabetismo (de 3,4%, em 2003, para 2,4%, em 2006), sendo que grande parte deste índice (65,4%) está no Nordeste. O relatório também mostrou que apenas 33% dos jovens tiveram acesso à Internet. Este é o terceiro relatório IDJ. Os outros foram publicados em 2003 e 2005.



Lazer, cultura e esporte

Os indicadores sobre equipamentos culturais no Brasil justificam e reforçam a preocupação com a falta de espaços de lazer e de cultura para a população jovem, em especial para aqueles em situações de pobreza. Cerca de 19% dos municípios brasileiros não têm uma biblioteca pública; cerca de 73%, não dispõem de um museu; cerca de 75%, não contam com um teatro ou casa de espetáculo, e em 83%, não existe um cinema. Predominam carências também quanto a ginásios poliesportivos, já que cerca de 35% dos municípios não contam com tal equipamento, enquanto que em 64% deles não há uma livraria. Na maioria das cidades capitais há menos de uma biblioteca para cada mil jovens. Já a situação quanto a cinemas também deixa a desejar. Em São Paulo, por exemplo, conta-se com 0,04 cinemas para cada mil jovens que aí moram.



Situação em Fraiburgo

Como está a situação da biblioteca pública em Fraiburgo? Temos Museu e qual a situação dos mesmos? Temos teatro em Fraiburgo? Os ginásios poliesportivos, quantos são em Fraiburgo? Qual a condição deles? Eles estão abertos nos finais de semana e noites, para a pratica esportiva? Quanto temos que pagar para utilizar estes espaços que foram construídos com dinheiro público? Temos cinema em Fraiburgo?



O índice

O Índice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ) 2007, elaborado pela Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla), usa critérios semelhantes aos utilizados pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), do Programa das Nações Unidas para o
Desenvolvimento (PNUD), mas faz uma adaptação para analisar jovens na faixa etária de 15 a 24 anos.

Um comentário:

Franciele Zarpelon Corrêa disse...

Sempre que nos deparamos com dados estatísticos, um pouco da nossa realidade vem à tona. Já não é novidade o desafio de se trabalhar em prol de melhoras na educação. Mas no meio de tudo isso, o senso crítico e solidário, pode nos fazer pensar: que parcela tenho ou posso ter, na construção de uma sociedade com mais oportunidades? E a educação, de que forma pode influenciar as pessoas na busca da tão aclamada “cidadania”?
Pois é... Pensando nisso, em uma rápida pesquisa feita na internet, deparei-me com alguns sites interessantes sobre o assunto. Escollhi então, o seguinte site para indicar: http://www.todospelaeducacao.com.br/ Porém, existem outras Ongs, Campanhas e sites que vale a pena bisbilhotar. Quem tiver interesse encontrará....
De alguma forma, todos podem contribuir! Façamos a nossa parte!
Quanto à você Joel, não desista de plantar sementes de esperança no jardim das pessoas que estão ao seu redor...