sábado, 30 de maio de 2009

Artigo: Problematizando a pedofilia em contexto de midiatização e educação globalizada


Resumo
O artigo pretende problematizar o conceito de pedofilia especialmente neste momento em que o fenômeno da midiatização tem provocado crescentes impactos nas vivências cotidianas das pessoas. Esses impactos têm reflexos também no processo educativo, uma vez que os relatos sobre a temática estão disponíveis e podem ser acessadas nos próprios lares, na rua, na escola, e, em tantos outros espaços sociais. Mesmo sendo uma discussão inicial e aproximativa, a reflexão está construída a partir de três dimensões: a) complexidade do conceito de pedofilia, compreendendo como um fenômeno social que afeta as diferentes áreas do conhecimento, muito embora os campos da medicina, psiquiatria, psicologia e direito, normalmente são autorizados a nominar o perfil da pessoa que a pratica; b) os impactos na realidade social dos sujeitos e, qual o papel da mídia e da escola nesse cenário?; c) veiculação dos casos de pedofilia na mídia, para isso analisaremos uma reportagem sobre o tema exibido no programa Domingo Espetacular. O programa tem duração de 9’13’’ e está disponível no youtube. Fundamentamos a teoria a partir da hipótese de agendamento que o processo de midiatização realiza junto ao receptor. Conclui-se que é possível estabelecer tarefas de atuação conscientizadora/educativa por parte da mídia e da escola, muito embora os desafios são muitos. O maior deles é não tornar a pedofilia um espetáculo permanente e sem reflexão apurada e com conseqüência no coletivo social.

Palavras-chave: Pedofilia. Mídia. Educação.

Autores: Jackson Ronie Sá da Silva
Cristóvão Domingos de Almeida e Eu.

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